banner13.jpg
pub2016.png

Historial

O Núcleo Empresarial de Vagos - NEVA foi criado no dia 7 de Dezembro de 1993 por um grupo de empresários vaguenses e inaugurado no dia 22 de janeiro de 1999 pelo secretário de estado da industria e energia, Prof. Doutor Fernando Pacheco.

O NEVA surgiu para dar resposta a um corpo empresarial em crescimento que se encontrou perante um mercado global em mudança, numa época e num lugar onde praticamente tudo estava por fazer. Perante a alternativa de desistir ou criar, houve um grupo de empreendedores que resolveu assumir a iniciativa de transformar o risco em oportunidade. A nossa vénia vai sobretudo para os pioneiros que provaram que o diferencial está nas pessoas e na capacidade de se adaptar as transformações das sociedades em desenvolvimento, ou como dizia Charles Darwin " Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente. Quem sobrevive é o mais disposto a mudança".

 

Datas e Dados

Em Março de 1992,
surgiram as primeiras noticias sobre a abertura de um Instituto Politécnico em Vagos, parceria que seria realizada entre a Câmara Municipal de Vagos e a Universidade Lusíada. Inicialmente, as áreas privilegiadas seriam o turismo e a agricultura. Ao longo desse ano, foram muitas as noticias acerca do novo Instituto Politécnico de Vagos.

Em agosto de 1993,
na sequência das notícias anteriormente referidas, realizou-se uma reunião para a constituição do Núcleo Empresarial de Apoio ao Instituto Superior Lusíada de Vagos.

Instituto Politécnico de Vagos
não chegou a ser criado, tal como previsto inicialmente. No entanto no dia 07 de dezembro de 1993, o Núcleo Empresarial de Vagos é constituído. Tinha como objetivo apoiar as organizações da Região de Vagos.

De 1993, data de constituição, até 1998,
não se verificou atividade por parte do Núcleo Empresarial de Vagos. Em 1998, os sócios fundadores reuniram se de forma a rever e alterar os estatutos e nomear dois sócios fundadores para tratar de diversos assuntos do interesse da associação.

A 29 de Abril de 1998,
realizou-se uma assembleia geral, em que se decidiu organizar um processo eleitoral para os orgãos sociais. Nesta altura, o NEVA já contava com 43 sócios inscritos.

A 22 de Junho de 1998,
foram eleitos os primeiros membros para os orgãos sociais do NEVA. Estes teriam de gerir a associação durante o mandato de 3 anos, até ao final de 2000.

A 30 de Junho de 1998,
tomam posse os membros eleitos para os primeiros orgãos sociais do NEVA.

Ainda em 1998,
é aprovada uma candidatura a um programa de Comissão de Coordenação da Região Centro (CCRC) - Programa Operacional do Centro.

Em 22 de Janeiro de 1999,
é inaugurada a primeira sede do NEVA, Edifício João Grave, pelo Sr, Secretário de Estado da Indústria, Prof. Doutor Fernando Pacheco.

Em 1999,
o NEVA estabelece a primeira parceria com uma Entidade Formadora, a Liconsultores. Ainda nesse ano, consegue estabelecer um segundo acordo, com a MultiAveiro.

A 11 de Abril de 2000,
acontece a acreditação do NEVA como Entidade Formadora junto do INOFOR; o NEVA é reconhecido por parte do INOFOR, como entidade com competência para intervir na formação profissional, organizando vários cursos de formação.

Em 2001,
o NEVA assina um acordo de colaboração com a Universidade Internacional da Figueira da Foz, em que se propõe uma troca de serviços entre ambas as entidades.

A 13 de outubro de 2006,
é lançada a primeira pedra para a construção da nova sede do NEVA, Centro Social e Administrativo da ZIV, pelo prof. Doutor Castro Guerra, secretário de Estado Adjunto da Indústria e Inovação.

Em 2007,
constitui-se a Mais Vagos, parceria entre a CM Vagos e o NEVA, tendo por missão gerir os parques empresariais de Vagos.

Em 2008,
o NEVA muda-se para a sua nova sede, o Centro Social e Administrativo, localizado na Zona Industrial de Vagos.

Em Junho de 2009, 
o NEVA é declarado como entidade de Utilidade Pública.

A 27 de Abril de 2012, 
a nova sede do NEVA é inaugurada pelo Presidente da República, Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silva.

Em Março de 2016,
é inaugurada a Incubadora de Empresas de Vagos (IERA), no edifício do NEVA.